Quais as melhores formas para realizar vedações em vidros?


A utilização dos vidros em designs de interiores e arquiteturas externas só vem aumentando por se tratar de um material que se adapta muito bem a qualquer ambiente e agrega beleza e valor onde é instalado. Dito isto, devemos ter em mente que o mais belo e caro dos vidros instalados, mas com uma vedação precária ou mal feita, não vale de nada. 

A vedação serve para barrar a entrada de água e poeira (ou a saída de água, no caso de piscinas ou aquários), impedir a trepidação dos vidros causada pelo vento ou por ruídos externos para dentro do ambiente e garantir conforto acústico para o usuário final.  

Ou seja, toda sua utilidade é determinada pela sua vedação. Sendo assim, iremos explicar os tipos de vedações e o necessário para realizar vedação em vidro de qualidade. 

Antes do começo 

Importante ressaltar o fator limpeza no momento de realizar a vedação em vidro. Pode não parecer, mas uma boa ou má limpeza irá determinar a qualidade e durabilidade de sua instalação.  

Realizar a vedação com detritos prejudica o contato e fixação. O que pode acarretar em uma má instalação e até mesmo riscos futuros. A melhor forma de realizar a vedação em vidro é se atentando a todos os detalhes. Por isso, toda a área de contato no caixilho onde o material de vedação será aplicado deve passar por limpeza absoluta e estar seca. 

Vedação escova 

O mais recomendado na hora de utilizar a escova de vedação ou fita vedadora, é aplicá-la, de forma contínua, tanto na parte móvel, na porta de vidro, por exemplo, quanto na parte fixa do caixilho.  

A fita precisa ter, no mínimo, a densidade de 3P, que significa o número de camadas de fios. Esse perfil costuma ser mais eficiente nos primeiros meses de uso, porém com o passar do tempo ela sofre um desgaste muito grande, causando ‘descabelamento’ das cerdas e com isso começa a formar frestas entre os vidros, fazendo com que haja muito barulho entre as lâminas e alagamentos na varanda. 

Vedação borracha 

É importante se atentar aos tipos de borracha, pois as únicas que podem ser utilizadas para vedação são: a de monômero etileno dieno propileno (EDPM) e a de silicone. 

O silicone se destaca em praticamente todos os quesitos quando comparada a vedação escova. Além de possuir uma durabilidade maior, este tipo de vedação para vidro também possui um poder de vedação maior. 

Vedação Silicone 

O tipo de silicone ideal para vedação depende do tipo de vidro. Para o caso do laminado aplicado com materiais como ferro, PVC ou madeira, a melhor opção é o silicone neutro. Já para o vidro monolítico instalado com alumínio, o correto é o silicone acético. 

Uma dica interessante para fazer uma boa vedação em vidro com silicone é:  use sempre fita crepe para delimitar a junta de silicone, espatular e retirar a fita imediatamente para o perfeito acabamento.  Siga a orientação da fabricante e respeite sempre o tempo de cura do silicone para a instalação e vedação dos sistemas.


Deixe seu Email e receba novidades