Manutenção de box de vidro


A manutenção de box de vidro serve para prevenir acidentes e trocar peças desgastadas com o tempo, mas afinal, quando esse procedimento deve ser realizado?

A GDS, separou algumas dicas para você orientar o seu cliente de quando ele precisará realizar a manutenção preventiva do box de vidro.

A maioria das pessoas não sabem, mas, mesmo que o box de vidro não aparente ter defeitos, é extremamente importante fazer a manutenção preventiva a cada 1 ano a partir da instalação ou da última revisão para que não ocorra acidentes. 

Esse tempo para manutenção de box de vidro foi determinado pela NBR 14207 - destinada a boxes de banheiro fabricado com vidros de segurança, portanto é fundamental segui-la para não ter problemas no futuro.  

Box de vidro sem manutenção pode causar acidentes

A falta de manutenção do box de vidro não envolve só questões financeiras, sem a realização do procedimento preventivo os riscos de acidente aumentam potencialmente, imagine que o cliente está tomando banho e o box de vidro estoura e provoca um grave acidente.

Esse tipo de acontecimento pode ser evitado com a manutenção anual realizada por um vidraceiro especializado, pois com o tempo é comum o desgaste das peças que compõem o box, o que pode causar desalinhamento do vidro ou atrito. 

Somente um profissional é capaz de identificar as fissuras e lascas causadas no box de vidro e outros problemas como roldanas e trilhos desgastados, bem como borrachas de amortecimentos danificados. 

Como identificar se existe algo errado com o box de vidro ?

Alguns sinais servem como indícios para realizar a manutenção de box de vidro, saiba quais são:

  • As portas de correr não devem exigir esforços para serem abertas e nem ficarem pesadas ao realizar movimentos;
  • O vidro não pode encostar no chão durante sua abertura e fechamento, pois isto é sinal de que a porta não está funcionando corretamente é necessário solicitar ao vidraceiro que faça a regulagem ou troque a dobradiça;
  • A estrutura do box de vidro está frágil e indica sinais de que pode cair a qualquer momento;
  • O puxador está na borda do material quando a porta encontra-se aberta, atenção talvez seja necessário a troca do produto ou a regulagem dos batedores;
  • O box de vidro deixa transpassar água mesmo com a porta fechada, isso significa que a vedação precisa ser refeita.

A manutenção do box de vidro pode ser realizada antes do prazo ?

Sim, a manutenção do box de vidro pode ser realizada caso o cliente identifique os problemas relatados acima. É importante ressaltar que ele precisa chamar o vidraceiro que realizou a instalação imediatamente para que não ocorra nenhum tipo de acidente provocado por alguma dessas falhas. 

Como é realizada a manutenção de box de vidro ?

A manutenção de box de vidro deve ser realizada por profissional qualificado e capacitado, com foco em averiguar todos os itens que compõem o produto, dessa forma é possível garantir a durabilidade e bom funcionamento da instalação.

É necessário averiguar não somente os vidros, mas todos os componentes fazendo outros ajustes necessários para que o box do cliente funcione perfeitamente.

Os principais componentes de um box de vidro são:

  • Roldanas;
  • Trava de segurança;
  • Aparador inferior;
  • Aparador superior;
  • Guia da porta;
  • Trava do suporte de parede;
  • Suporte de parede;
  • Puxadores;
  • Dobradiças;

Precisa de materiais de qualidade para instalar um box de vidro para o seu cliente ?

A GDS, possui os melhores acessórios e ferragens para vidros do mercado vidreiro, baixe o catálogo e conheça nossas inúmeras opções para a sua instalação.  

 


Deixe seu Email e receba novidades