Dia Internacional da mulher: conheça as características e diferenças das profissionais de design de interiores, organização e decoração


"Não há limite para o que nós, como mulheres, podemos realizar". Com esta famosa frase da advogada, escritora e ex-primeira dama americana Michelle Obama abrimos o post neste 08 de março: Dia Internacional da Mulher, data que remete à luta das mulheres por igualdade de gênero. A GDS presta sua homenagem a todas as mulheres, em especial, as decoradoras, organizadoras e designers de interiores, profissões que muitas vezes são confundidas, mas que possuem diferentes atribuições.

As três profissões e suas diferenças

As designers de interiores voltam a sua atuação para o planejamento dos ambientes internos, atendendo a padrões estéticos, sem deixar de lado a funcionalidade. Criatividade, organização, raciocínio lógico, senso para combinar cores, texturas e materiais, entre outras habilidades são características dessas profissionais. As especialistas levam em conta as funções de cada ambiente e também consideram os gostos pessoais dos clientes, seu estilo e necessidades.

Além de propor ideias para organização dos cômodos de uma residência, o que inclui desde a escolha de móveis e seus desenhos, em alguns casos, decide até a cor das paredes, entre muitos outros elementos. No setor corporativo, por exemplo, elabora plantas de layout. O projeto luminotécnico, que inclui iluminação natural e artificial, também é um trabalho requisitado.

A profissional realiza orçamentos e acompanha a compra dos móveis, peças de decoração e demais materiais necessários. Também pode cuidar da contratação de mão de obra especializada para realizar serviços, como instalação elétrica, troca de pisos, pintura e outros. A designer de interiores necessita de formação superior para exercer a profissão.

Já o trabalho da decoradora tem foco exclusivamente estético, envolve a seleção de peças decorativas, como móveis e acessórios, escolhe a cor de pisos e paredes, tendo como base o estilo do cliente e seu bom senso para harmonizar os ambientes. A profissional cuida da pesquisa de preços, compras e demais atividades necessárias para a decoração. Não se exige um curso de decoração para trabalhar na área. 

Por fim, a profissional de organização deve possuir as habilidades de planejar, organizar, fazer gestão do tempo, criar e sugerir melhorias, capacidade de solução de problemas, proatividade, entre outras. A formação necessária vai depender do segmento de atuação escolhido.

Dia Internacional da Mulher: como surgiu?

As origens estão em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova Iorque exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.

A proposta de tornar a data internacional veio com Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres. A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Mas o Dia Internacional das Mulheres só foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar o dia.

A data só foi formalizada após uma greve em meio à guerra, em 1917, quando as mulheres russas exigiram "pão e paz". Quatro dias após a greve, o czar foi forçado a abdicar e o governo provisório e concedeu às mulheres o direito ao voto.

A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano — quando é comemorado hoje.

Fontes: BBC Brasil, Anhanguera, Educa Mais Brasil, Cesmac e Indeed

Tags: Dia Internacional da Mulher; designer de interiores; decoradora; organizadora; 8 de março.

Conheça nosso canal no youtube e veja nossa homenagem!

https://www.youtube.com/watch?v=TseV8q0LDhQ

 


Deixe seu Email e receba novidades